Exames

Urocultura

Orietntação ao paciente: A urina deve ser a 1ª da manhã ou com retenção de 4 horas.O frasco deve ser estéril. Durante a higiene deve-se observar:
- Para homens: deve-se retrair o prepúcio (pele do pênis) e lavar com água e sabão e enxaguar.
- Para mulheres deve-se lavar bem a região dos grandes lábios (principalmente as dobras). Não é adequada coleta durante a menstruação.

Desprezar o primeiro jato e colher o jato médio da urina.

- Crianças: Seguir o mesmo processo de higienização dos adultos, para ciranças que ainda não pedem para ir ao banheiro usar coletores infantis apropriados que se fixam na região genital da criançca. O coletor deve ser estéril. A cada 30 minutos, se a criança não urinou, deve lavar a região novamente e colocar outro coletor. Após a coleta, retirar o coletor e dobrá-lo de forma que feche sua abertura.

Assim que terminar a coleta, enviar a urina ao laboratório dentro do prazo de 1 h, se não for possível, refrigerar a amostra e enviá-la em prazo máximo de 2 h.

Obs.: Não realizar urocultura enquanto se faz uso de antibióticos, devido a interferências que dificultam a identificação das bactérias. Deve-se dar prazo de 72 horas após o término do remédio. Se houver necessidade de se realizar o exame assim mesmo, informar ao laboratório o nome do medicamento. Anotar todo o medicamento utilizado e entregar ao laboratório.

Metodologia: Cultura quantitativa em meios apropriados para isolamento de diversos microrganismos.

Valor de referência: Não houve crescimento de bactérias após 48 horas de incubação.

Comentário: Esse exame é indicado nos casos de cultura de urina em que não é possível caracterizar o tipo de jato, como ocorre nas coletas realizadas em crianças menores de 5 anos de idade, em que se utilizam coletores plásticos descartáveis. O método encontra utilidade no diagnóstico etiológico das infecções do trato urinário. A presença de qualquer microrganismo, dependendo da quantidade, pode indicar um processo infeccioso. O Dilab descreve a eventual presença de bactérias ou leveduras, devido à importância da correlação desses parâmetros com o resultado da cultura de urina para a melhor interpretação do exame. Na grande maioria das vezes, culturas positivas com contagens elevadas (iguais ou superiores a 100.000 UFC/mL) estão associadas a um número aumentado de leucócitos ou à presença de bacteriúria. No entanto, em menos de 10% dos casos, é possível haver culturas negativas com contagem de leucócitos acima do valor de referência, mesmo que o indivíduo não esteja em uso prévio de antimicrobianos. Em cerca de 5% dos casos, pode também existir cultura positiva com contagem normal de leucócitos (bacteriúria sem leucocitúria). É importante salientar, entretanto, que nem sempre a presença de leucocitúria significa infecção urinária. Em algumas situações, culturas positivas com contagens inferiores a 100.000 UFC/mL podem igualmente ser valorizadas.

Prazo de entrega: 48 a 60 horas.

Atualizado: Maio/2011.

Compartilhe:

Mais Exames