Exames

Insulina

Orientação ao paciente: Jejum mínimo de oito horas. O cliente não deve fazer esforço físico antes da coleta. No dia da realização do exame, o uso de medicações por via oral e/ou de insulina, para o tratamento do diabetes, deve seguir a orientação do médico assistente. Caso este não tenha feito nenhuma especificação, recomenda-se que tais medicamentos sejam administrados após a coleta. Anotar medicamento(s) do(s) último(s): 30 dia(s).
Obs.: A dosagem de glicose deverá ser realizada no laboratório de origem e anotar na solicitação o peso e altura do cliente.

Metodologia: Eletroquimioluminescência.

Valor de referência:  Insulina (em jejum): Indivíduos com glicose normal (inferior a 100 mg/dL) e IMC até 25: 2 a 13 mU/L.
                                                                    Indivíduos com glicose normal (inferior a 100 mg/dL) e IMC entre 25 e 30: 2 a 19 mU/L.
                                                                    Indivíduos com glicose normal (inferior a 100 mg/dL) e IMC acima de 30: 2 a 23 mU/L.
                                    Glicose (em jejum) : 75 a 99 mg/dL.

Comentário: A insulina é um peptídeo sintetizado e secretado pelas células beta das ilhotas de Langerhans, do pâncreas. A secreção insulínica é controlada pelos níveis de glicemia e por estímulos nervosos e hormonais e, quando excessiva, resulta em hipoglicemia. Nos insulinomas, observam-se valores de insulina superiores a 10 microUI/mL na presença de hipoglicemia (glicemia inferior a 50 mg/dL) durante jejum prolongado, em geral com uma relação superior a 0,3. Outras condições podem causar hiperinsulinismo sem hipoglicemia, como a obesidade e síndromes de resistência à insulina. Em indivíduos normoglicêmicos sem diabetes mellitus, a dosagem basal desse hormônio apresenta alta correlação com os diferentes índices de resistência à insulina.

Prazo de entrega: 8 a 72 horas.

Atualizado: Maio/2011.

Compartilhe:

Mais Exames