Exames

PSA Total e Livre (Antígeno Prostático Específico)

Orientação ao paciente: Jejum mínimo de três horas. Para realizar a dosagem, o cliente também precisa atender às seguintes condições:

  1. não ter ejaculado nas últimas 48 horas;
  2. não ter feito exercício em bicicleta (ergométrica ou não) nos últimos dois dias;
  3. não ter andado de motocicleta nos últimos dois dias;
  4. não ter praticado equitação nos últimos dois dias;
  5. não ter usado supositório nos últimos três dias;
  6. não ter recebido sondagem uretral ou feito exame de toque retal nos últimos três dias;
  7. não ter feito cistoscopia nos últimos cinco dias;
  8. não ter realizado ultra-sonografia transretal nos últimos sete dias;
  9. não ter feito colonoscopia ou retossigmoidoscopia nos últimos 15 dias;
  10. não ter realizado estudo urodinâmico nos últimos 21 dias;
  11. não ter feito biópsia de próstata nos últimos 30 dias.

Obs.: No caso de homens que tenham feito prostatectomia total (retirada total da próstata), o preparo não é necessário, com exceção do jejum de três horas.

Metodologia: Eletroquimioluminescência.

Valor de referência: Até 4,0 ng/mL.

Comentário: O antígeno prostático específico (PSA) é uma enzima com atividade proteolítica, produzida normalmente pelas células epiteliais de revestimento dos ácinos e ductos de algumas glândulas, especialmente a próstata. Como as células neoplásicas também o produzem, o PSA tem sido utilizado como marcador de câncer de próstata, uma vez que se mostra útil como parâmetro auxiliar no diagnóstico, junto com o toque retal, o ultra-som e, eventualmente, a biópsia, e no acompanhamento de homens com câncer de próstata já diagnosticado e tratado, para a detecção precoce de recorrência da doença. Na circulação sangüínea, o PSA pode ser encontrado na forma livre e na forma complexada com algumas outras proteínas, sobretudo a alfa-2-macroglobulina e a alfa-1-antiquimiotripsina. O PSA ligado à alfa-2- macroglobulina não é dosado pelos métodos habituais dos laboratórios clínicos.  Rotineiramente, podem ser dosados o PSA total e o livre. O PSA livre só tem indicação quando o PSA total estiver entre os valores de 2,5 e 12 ng/mL. Já níveis de PSA entre 4 e 10 ng/mL são de difícil avaliação, pois podem corresponder a uma hipertrofia benigna da próstata. Em tais casos, recomenda-se a determinação do PSA total e livre ou do PSA complexado.

Prazo de entrega: 8 a 72 horas.

Atualizado: Maio/2011.

 

Compartilhe:

Mais Exames